sexta-feira, 29 de julho de 2011

MOSTRA DE CINEMA URUGUAIO

Cinema com Marcella Grecco

Durante toda a semana de 25 a 29 de julho, o Instituto Cervantes, em parceria com o Consulado Geral do Uruguai, apresenta a Mostra de Cinema Uruguaio. Composta por cinco dos filmes mais comentados da nova geração do cinema do país, as sessões são sempre às 19:30h e gratuitas. O cinema latino americano tem recebido críticas muito positivas na grande maioria dos festivais mundo afora . Uruguai, Argentina e Brasil são sem dúvida os países que mais se destacam. Apesar de possuírem diretores chamados “transnacionais”, que produzem filmes em parceria com outros países, nota-se uma integridade cultural.
No Uruguai, a temática bastante recorrente no cinema é a ditadura militar sob a qual o país viveu durante os anos 70 e 80 e que recebe um incrível recorte no longa “El Círculo”, de José Pedro Charlo e Aldo Garay.
Outros diretores tem explorado um lado menos pesado da história e esbanjado muita criatividade, recebendo importantes prêmios, como a tragicomédia co-produção com o Brasil, “O Banheiro do Papa”, em cartaz na mostra.
Vale a pena dar uma passada no Instituto Cervantes e assistir a um dos filmes. Além de geniais, são excelentes amostras de como o cinema latino-americano cresceu e ainda vai crescer.

Serviço:
- 25/07 às 19:30h
Whisky, de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Sinopse: Jacobo vive sozinho em Montevidéu e sua única alegria é a fábrica de meias que herdou da família. A visita inesperada de um irmão que vive há anos no Brasil desperta uma estranha rivalidade e sentimentos inusitados.
- 26/07 às 19:30h
O Banheiro do Papa, de César Charlone e Enrique Fernández
Sinopse: Pequena cidade na fronteira do Uruguai se prepara para a visita do Papa João Paulo II. A mobilização é intensa e o filma acompanha Beto e a sua idéia de construir um banheiro coletivo.
- 27/07 às 19:30h
Jamás Leí a Onetti, de Pablo Dotta
Sinopse: Documentário em homenagem ao escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994).
- 28/07 às 19:30h
Gigante, de Adrián Biniez
Sinopse: Através das câmeras de segurança de um supermercado em Montevidéu, a paixão de um segurança grandalhão por uma jovem mulher da limpeza se transforma em obsessão.
- 29/07 às 19:30h
El Círculo, de José Pedro Charlo e Aldo Garay.
Sinopse: Documentário sobre o neurologista Henry Engler Golovchenko. A trama aborda um lado curioso da vida do médico quando, durante a ditadura militar, lutava pelo grupo guerrilheiro Tupamaro.

“O que que a Paulista tem" recomenda:
Cinema de qualidade e grátis no Instituto Cervantes, na Av. Paulista, 2439.

Nenhum comentário:

Postar um comentário