sexta-feira, 29 de julho de 2011

LIVRO PURO NA PAULISTA

Literatura com Carolina Augusta

O único Sebo da Av Paulista, fica escondidinho. Isso mesmo, escondidinho, no segundo andar de um predio, na esquina com a rua da Consolação. Ao entrar no Livro Puro, que deveria se chamar “La dance”, como diz seu dono, você tem a sensação de estar num daqueles sebos de filmes. Além de parecer um labirinto de páginas, dentro do pequeno grande espaco, o senhor Jonilson Sena abriga mais de 22 mil exemplares. Isso porque, segundo ele, já faz mais de um ano que não reconta o acervo.

O silêncio do lugar entra em contraste com a barulhenta e mais famosa avenida da grande metrópole. Talvez por cercar todos os espaços da sala, os livros abafem o som vindo de fora, deixando ali um ambiente propício para os apreciadores e leitores. No meio da sala está a mesa do dono, que vive há 13 anos no mundo das palavras. Segundo ele, o Livro Puro "é um lugar para raros. Se fosse no primeiro andar, e tivesse uma vitrine, todos entrariam, procurando baboseiras ou até mesmo só por curiosidade. E para mim, os livros são mais do que isso, e devem ser tratados como peças de antiquário”. Então tá bom, seu Jonilson.

Enquanto conversávamos, entra uma estudande de cursinho procurando “Amarike” , um Romance de Ana Mirando. Pergunto a ela como chegou até o sebo e qual motivo da compra do livro. “ Eu já venho aqui a mais ou menos um ano, sempre encontro o que quero. Dessa vez, foi por causa do vestibular e preciso desse livro”, disse Talita.

No Livro Puro tem opções para todos. Humanas, exatas, literatura estrangeira, artes, auto-ajuda e até mesmo livros recentes e que já esgotaram nas grandes livrarias. “ Não fazem parte da nossa cultura os sebos. Mesmo que tenha um público fixo, ainda não temos a “grandiosidade” que uma livraria pode oferecer. Por isso, não me importa que poucas pessoas venham até aqui. Vai incomodar o dia que eles não vierem mais", diz o dono.

Garimpando as estantes do Livro Puro encontrei várias opções de até 10 reais. Aliás, acabei comprando um de uma das minhas autoras preferidas, Simone de Beauvoir. O exemplar foi publicado em 1968, chama-se “A Mulher Desiludida”. Sempre quis esse polêmico livro e fiquei satisfeita ao comprá-lo por apenas R$8,00 em ótimo estado.


Livros de Nelson de Sá, Shakespeare, Brechet, Machado de Assis e Veríssimo, entre outros, podem custar menos de R$ 10,00. Comprovado: Falta de dinheiro não é desculpa para falta de cultura.

Agora, para quem frequentava a Av. Paulista e só conhecia sebos nos arredores, já sabe onde ir!

"O que que a Paulista tem" recomenda:

O Livro Puro fica no número 2518, 2º andar, conjunto 21, em frente a Praça Francisco Miranda, esquina com a Rua da Consolação. Tels: 32571136 / 32550850. E-mail: livropuro@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário