sexta-feira, 29 de julho de 2011

LIVRARIAS E SEBOS...

Literatura com Carolina Augusta

Fonte: www.discolivros.com.br

Houve um tempo em que os livros eram produzidos à mão. Delicadamente, um a um ganhava forma e conteúdo, transformando cada edição em uma preciosidade. Com o desenvolvimento da imprensa, o número de livros cresceu absurdamente e em conjunto veio o surgimento de estabelecimentos dedicados a esse produto, um espaço comercial. As primeiraslivrarias surgiram no século XVI. Na Europa, colecionadores e estudiosos tornaram-se caçadores de exemplares raros e antigos. Assim nasceu a idéia de vender livros usados. Já no Brasil, durante o império, na metade do século XIX, quando as primeiras máquinas de impressão chegaram, já havia 50 livrarias no Rio de Janeiro e 10 em Salvador (dados retirados do wikipedia).

De onde vem a palavra“sebo”?
Pesquisando, descobrimos que “sebo” é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando os livros são mal conservados, adquirem com o tempo um aspecto "sebento", com acúmulo de pó e gordura sobre as capas, além dos sinais de envelhecimento nas páginas. Por muito tempo esse era um motivo que impedia a revenda de livros.

Apesar do nome soar “ruim”, os sebos de hoje em dia prezam muito pelas boas condições dos livros, até porque a demanda aumentou nos últimos anos. Além disso, aquele cenário dos filmes, em que as lojas estão sempre lotadas de estantes, com tudo bagunçado e uma iluminação precária, já era. Ao menos os sebos visitados pelo nosso blog estavam muito bem organizados. Os garimpeiros de raridades podiam se perder em meio aos livros e saírem bem satisfeitos.

Bom, agora você já sabe tudo sobre sebos. Nosso foco é a querida Av. Paulista, e, apesar do número maior de sebos estarem nas arredondezas, encontramos algumas lojas bacanas. Esse é o nosso espaço para indicações do que você pode encontrar de bom e barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário